Saber ouvir: um instrumento de redução de estresse.
O ato de saber ouvir é um dos ingredientes mais importantes do sucesso em todos os aspectos da vida. Infelizmente, para a maioria da pessoas, é também uma das grandes fraquezas. Contudo, um pequeno aprimoramento na nossa capacidade de ouvir pode render enormes diferenças sob a forma de melhores relacionamentos, um melhor desempenho e até mesmo como redução de estresse!
Pare um momento para refletir sobre a sua capacidade de ouvir as pessoas. Vocês realmente ouvem seus colegas?Deixam que eles dominem seus pensamentos antes da sua vez de falar?Concluem as frases de outras pessoas?
Saber ouvir ajuda-nos a compreender, logo de cara, o que as pessoas estão dizendo, permitindo. Assim, evitamos muitos enganos e mal entendidos que,como você sabe, podem ser muito estressantes. Se você perguntar às pessoas o que costuma deixa-las zangadas, a resposta: ''não prestarem atenção no que estou dizendo''.
A maioria dos conflitos que encontramos são originados em situações de intolerância mútua, pois a vida em sociedade, em família ou em qualquer ambiente exige o exercício constante de tolerância. Ser tolerante é desculpar, admitir e respeitar as ideias contrárias, conseguindo emitir sua opinião, sem impor a própria vontade aos demais.
Ser tolerante não significa deixar que os outros nos façam de bobos e aceitar e encobrir todas as falhas. É saber corrigir, orientar, alertar, mostrar um caminho e verdade, sem soberba ou radicalizar, tomar a atitude que deixa clara nossa posição, sem ofender as pessoas, muito menos sem ficar em cima do muro, agindo de forma mascarada ou hipócrita. Dessa forma, posso ser intolerante com a mentira e a desonestidade. Entretanto, não preciso ser cruel com o mentiroso.
Elias Daniel da Silva dos Santos 6ªE
Nenhum comentário:
Postar um comentário