quinta-feira, 30 de junho de 2011


Você sabia que o ser humano não vive mais que uma semana sem
ingerir água? Certamente já ouviu a repetida frase: “Devemos
economizar água”. No entanto, considerando que apenas 3% da água da
terra é doce e que a maior parte dessa água não esta facilmente acessível, não basta só economizar, devemos também preservar rios e mares, pois cerca de um bilhão de pessoas no mundo todo tem dificuldade em conseguir água potável.
Pois é! Quando abrimos a torneira, parece ser tão fácil conseguirmos esse recurso natural. Porém, como vimos, não é sempre assim com todos os seres humanos. Há alguns lugares no mundo onde a água é um bem muito precioso e consegui-la requer caminhar quilômetros de distância.
Quando a água não é potável e é consumida, pode trazer muitos prejuízos à população como doenças graves. A verdade é que a crise da água e do saneamento básico afeta severamente mais de um terço da população mundial. O problema é grande, principalmente, na África, onde seis em cada dez pessoas não tem nem se quer um banheiro apropriado, um fato que, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, favorece “a contaminação de fontes de água, de alimentos e do solo por bactérias, vírus e parasitas encontrados em excrementos humanos”.
A água tem sido chamada de ouro líquido, o petróleo do século 21. Mesmo assim, as nações estão desperdiçando esse precioso bem de tal maneira que não sobra quase nada em seus principais rios para escoar no mar. Com os danos causados pela irrigação e evaporação, rios importantes estão secando.
Devemos, então, economizar ÁGUA e PRESERVAR o meio ambiente, para que possamos ter uma saúde melhor. Se não compreendermos esse fato o quanto antes, chegará o dia em que não adiantará abrir as torneiras pela manhã.
Por Aline Rososhi 8ªA

Nenhum comentário:

Postar um comentário