quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Poema do Dia dos Namorados


Poema do dia dos namorados
    Se você tem alguém especial; não deixe pequenas coisas interromperem sua felicidade,
    Se você tem alguém especial; que sente sua falta quando longe ela está, que você se sente bem com a voz e alegria dela. Hoje não dá pra dizer O que dizemos nas brigas, Nem dar atenção a intrigas Que venham nos abater. Hoje não dá pra falar Dos defeitos que enxergamos, Dos outros que nós amamos, Nem podemos comparar.
    Se você tem alguém especial; neste dia diga isso, faça isso, mesmo que por um dia, seja e faça alguém se sentir especial.
    Por Gloria Maria 8ªA


Um comentário:

  1. Criação de um jornal comunitário ou escolar
    A ong Bem TV, de Niterói (RJ), capacita educadores para trabalharem com a interface comunicação e educação. Um dos projetos que podem ser trabalhados é o jornal comunitário ou escolar. Veja as dicas da Bem TV para a criação de um jornal e o que é precisop pensar antes de editar um periódico.

    1. Qual o público-alvo?
    Adolescentes, jovens, adultos, líderes comunitários, estudantes, professores, gestores? A comunidade e/ou a escola de um modo geral ou apenas um grupo dentre dela(s)?

    2. Qual o objetivo da publicação? O que se deseja conseguir com ela? Entreter, educar, politizar, conscientizar os leitores ou registrar o que acontece na comunidade, para que ela "se veja"?
    É melhor ter um objetivo definido do que vários objetivos, já que, em geral, uma publicação comunitária ou escolar é pequena e não é dividida em cadernos como um jornal comum.

    3. Qual a periodicidade? Semanal, quinzenal, mensal, bimestral?
    Tem-se que pensar na disponibilidade de tempo do grupo que irá produzir o jornal e no conteúdo. Pode ser que não haja matéria suficiente para uma publicação semanal, por exemplo.
    Essa periodicidade deve ser seguida à risca, para conquistar os leitores.

    4. Qual o número de páginas?
    De acordo com a demanda da comunidade e a disponibilidade do grupo e à medida que o jornal for conquistando público, o número de páginas pode ser aumentado.

    5. Tiragem (número de exemplares)?
    Se for uma tiragem pequena (200, 300 exemplares), pode-se pedir apoio da prefeitura, da direção da escola ou de alguma empresa e xerocar tudo. Mas se for uma grande tiragem (700, 1000 exemplares) é melhor conseguir dinheiro de uma ou mais empresas e lojas e imprimir na gráfica, que sai mais barato. É melhor começar com uma tiragem baixa e ir aumentando o numero de exemplares impressos à medida que for conquistando leitores.
    Para conseguir patrocínio, é necessário pensar em lojas e empresas perto da comunidade ou da escola ou que tenham interesse em atrair a comunidade.
    Outra opção é fazer festas e rifas para arrecadas recursos.

    6. Formato (tamanho do papel - A4, A3, que é o dobro do A4, A5, que é a metade do A4 -, se será dobrado ou não)?

    7. Linguagem.
    Qual a linguagem que mais atrai o público-alvo e é capaz de transmitir o conteúdo que se quer passar? Coloquial, formal, mais divertida ou mais séria? Com mais texto ou com mais ilustrações?

    8. Diagramação.
    Como diagramar um jornal de modo atraente? Uma dica é pegar vários modelos de jornais, revistas e zines e ver o que agrada mais.

    9. Equipe.
    As tarefas serão divididas ou todo mundo fará tudo? Em geral, numa publicação temos as seguintes funções: editor, pauteiro, repórter, redator, fotógrafo, ilustrador, diagramador, revisor, captador de recursos. Pode ser útil selecionar algumas pessoas para cumprir algumas funções, como diagramação e captação de recursos, enquanto outras tarefas são exercidas por todos (seleção de pautas, reportagem, redação, fotografia).

    10. Onde será distribuído o jornal? Associação de moradores, bares, lojas, bancas, salas de aula, etc.?

    11. De que forma podemos saber a opinião das pessoas sobre o jornal e se ele está sendo lido? (Pesquisa de opinião feita oralmente, pesquisa feita através de formulário entregue junto com o jornal, caixas colocadas nos locais de distribuição para recebimento de críticas e elogios, etc.)
    É bom que o jornal tenha um endereço, um telefone, um e-mail que possa dar como referência e que coloque caixas nos locais de distribuição, para que os leitores possam se comunicar com os realizadores.

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