Hoje em dia é muito comum vermos adolescentes perderem a virgindade, na maioria das vezes, com o namorado ou com uma pessoa de quem se gosta. Não caia nessa, seja esperta, você tem muitas experiências ainda para viver. O sexo será uma experiência que marcará muito sua vida, por isso, não faça sexo na sua adolescência. Há tempo para todas as coisas em nossa vida. E o velho ditado já diz: “quem apressa a vida, atrasa a felicidade”.
Iniciar a vida sexual de forma precoce, ainda na adolescência, pode trazer muitas consequências. A gravidez indesejada é uma delas. Uma menina, em plena adolescência não está preparada para ser mãe. É assustadora a quantidade de garotas em nosso meio que, todos os anos letivos, deixam de estudar por causa de uma gravidez.
Entretanto, não é apenas a gravidez precoce que preocupa pais e educadores em nossa comunidade. Piraquara possui, atualmente, milhares de pessoas com o vírus da AIDS. Talvez, essas pessoas não tivessem contraído esse vírus se tivessem sido orientadas antes. As doenças sexualmente transmitidas também são um risco para quem decidir iniciar sua vida sexual sem a responsabilidade necessária para isso.
Na adolescência, a gente acha que sabe o que quer da vida. Mas ainda estamos imaturos para sabermos o que queremos. Afinal, queremos tantas coisas ao mesmo tempo, não é?Então, mesmo que você goste de alguém, não se iluda, pois se a pessoa gosta mesmo de você, saberá esperar seu momento certo. E nunca caia na velha labia do “EU TE AMO”.
Por Luana 6ªB e Elaine Chagas 8ªA